O doutor em psicologia social Marcio Tralci fala sobre como conceitos do século 19, que não têm comprovação científica, determinam a vida e prática esportiva de atletas brasileiros na atualidade.
Brasil, o último país do mundo a abolir a escravidão. Porém, se engana aquele que acha que não houve resistência por parte dos afrodescendentes escravizados. Zumbi dos Palmares conta essa história de luta.
Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela FAPESP e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.
As teleaulas abordam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio e são destinadas a jovens e adultos. O objetivo é levar educação para aqueles que não possuem acesso formal e presencial.
Sil Bahia e Alê Sayad recebem Vamoss, artista-programador e mestre em Economia Criativa. Eles discutem Arte e Tecnologia na Educação Midiática e como a criatividade pode transformar códigos de informática em obras de arte.
O descontentamento de Dona Elenice em relação ao casal Sandra e Vanessa fica claro; Lucas recebe uma surpresa do avô; no meio da noite, a cachorrinha Guapa escapa; ao perceber o sumiço da cadelinha, Lucas recorre aos amigos; a turma Mascote tem sua primeira missão: encontrar Guapa.
Nina e Leon chegam na livraria e encontram Iéti dormindo, então aproveitam o momento para tirar fotos engraçadas com uma câmera antiga. Mas assim que o Iéti acordar, uma nova história será contada.
Um bebê piranha, muito guloso, está perdido de seus pais. Só que é difícil ajudar alguém que morde todo mundo. Só Suri escapa das dentadas do bichinho e o entende.
Em chamada de vídeo, João, Ísis e Thiago descobrem que Gaia está gripada e não vai mais poder ir à Venda Nova do Imigrante fazer um vídeo para seu trabalho da faculdade. Thiago sugere viajarem e registrarem tudo para ela.
Com pepino em conserva, Tuca prepara um sanduíche que inspira Isa a ser ainda melhor nos esportes; logo depois, amigos atletas de Isa também querem provar o sanduíche do melhor chef do mundo, sobrecarregando Tuca com inúmeros pedidos.
Tuca e Bruno tiram sarro dos medos de Jonas e Pri, já que não entendem o medo de coisas fantasiosas. Mas quando Tuca faz uma receita com páprica, seus pais passam por uma transformação inesperada e os garotos precisam enfrentar os próprios medos.
Tauana, 12 anos, mora na comunidade indígena de Três Unidos à beira do Rio Negro. Ela gosta de se divertir na natureza e adora atirar com o arco e flecha.
Olivia tenta fazer as pazes com Hannah depois do incidente na festa de Jazzie, mas Hannah acha difícil perdoar sua amiga; o Grupo do Orgulho começa a atrair membros e Billy mostra interesse em Hannah.
Taco conhece umas rosas adolescentes e entra na onda delas e para de brincar de coisa de criança; Canjica relembra as aventuras de Pedro Pome contra o Capitão Garrancho mostrando que chato é querer acelerar o tempo.
A mais confusa entrega de todas acontece quando Susan, o fóssil, manda um presente de aniversário para Susan, a T-Rex. Ou seja, para ela mesma, só que milhões de anos atrás.
Em Palmira, na Colômbia, os Cienciheróis arriscam tudo para resolver um grave problema que tem a ver com os mares, os animais e a sobrevivência do homem neste planeta: os danos que plásticos ou polímeros causam ao ecossistema.
No sexto dia orbitando a Terra, Solo busca entender como as casas e as cidades se organizam. Enquanto isso, seu interesse pelo bebê humano torna-se suspeito.
Destaque na região do Itapecuru, MA, onde foram encontrados dinossauros saurópodes, incluindo o primeiro da região da Amazônia Legal. E a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, de muitos achados paleontológicos.
Nairobi é conhecida na África como Savana do Silício devido à quantidade de start-ups e fintechs. No Quênia, Ronaldo aproveita para entender sobre esse ambiente e de empreendimentos inspiradores.
Na cidade de Salvador, jovens organizam o cinema itinerante com exibição de curtas que mostram a potência do audiovisual para jovens e crianças das comunidades da capital.
O homem que se manteve no poder por 15 anos ininterruptos. Amado por muitos e odiado também por muitos, ele fala sobre a sua posição durante a Segunda Guerra Mundial e conta algumas coisas a mais.
Uma discussão sobre a era da imagem e como ela é explorada nas redes sociais. Depoimentos trazem um panorama de como as pessoas são impactadas por esses conteúdos.
Sil Bahia e Alê Sayad recebem Vamoss, artista-programador e mestre em Economia Criativa. Eles discutem Arte e Tecnologia na Educação Midiática e como a criatividade pode transformar códigos de informática em obras de arte.
O Brasil recebeu mais de 200 mil venezuelanos em um intervalo de três anos. Mona Mirella, articuladora da Cáritas em Pernambuco, fala sobre a infância nesse contexto de migração.
Na última disputa da primeira fase, as equipes amarela e laranja entram no Território Saúde, em desafios que envolvem desde wearables ao desenvolvimento de vacinas.
Conheça a história de Lélia de Almeida Gonzalez, que foi filósofa, antropóloga, professora, escritora, intelectual, militante do movimento negro e feminista. Em sua trajetória, teoria e prática estiveram conectadas de forma orgânica.
André Trigueiro abre espaço para as experiências que transformam para melhor a vida das pessoas e das cidades, com uso inteligente e sustentável dos recursos naturais.
Programa visa promover saúde holística através de mudanças de hábitos. Aborda temas como alimentação, atividade física e manejo do estresse, com foco na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde.
Embalagem biodegradável feita a partir da casca de banana; acessibilidade nas universidades; material didático bilíngue para surdos; aplicativo que auxilia a pessoa de baixa renda a regularizar seu imóvel.
Você percebeu que no verão tem feito 50 graus? Que os temporais estão cada vez mais fortes? No Brasil e no mundo, uns sofrem mais, mas os efeitos do aquecimento global não deixam ninguém de fora.
Com a forte participação dos alunos nas atividades culturais e a proximidade com a Escola de Samba da Portela, os estudantes recebem o desafio de criarem uma marchinha de Carnaval para o colégio.
Um dos maiores peixes de água doce do Brasil, o sabor marcante do pirarucu faz dele um dos ingredientes mais consumidos no Norte. O chef Thiago Castanho viaja até Santarém em busca deste gigante.
Ator, autor, diretor e dramaturgo, Miguel Falabella relembra sua infância perto dos livros e de seu avô. Ele lê trechos de "Vivendo em Voz Alta", livro que reúne memórias cheias de afeto.
Elaine Constant, professora da UFRJ, e Camilo Solano, quadrinista e músico, debatem sobre como as revistas em quadrinhos podem ser aliadas do processo de alfabetização.
Conheça o Cais do Valongo, patrimônio cultural mundial pela Unesco por sua importância como testemunho da chegada de africanos escravizados às Américas.
As atividades desenvolvidas pelo Time F, um núcleo de produção audiovisual, que produz conteúdos diversos paras redes sociais da escola, com dicas de saúde, autocuidado e quadros como "Fato ou Boato".
A poetisa, cantora e atriz, Elisa Lucinda se emociona ao ler trechos de seu livro "Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada" onde recria memórias do escritor português, imaginadas por ela.
Conheça projetos inovadores desenvolvidos ao redor do mundo e as pessoas que estão por trás dessas iniciativas. Os temas são variados: pesquisas espaciais, inovações da medicina e esforços para criar metrópoles sustentáveis.
Conheça o projeto Quabales, de Salvador, Bahia, cuja proposta é oferecer à população periférica da capital baiana a possibilidade de mudar sua realidade ao descobrir talentos que podem virar profissão.
Na cidade de Salvador, jovens organizam o cinema itinerante com exibição de curtas que mostram a potência do audiovisual para jovens e crianças das comunidades da capital.
Veja a entrevista com Léo da Bodega, artista da nova cena musical de Olinda, Pernambuco. Acompanhe também a exibição do clipe "Sereia" e a participação da jornalista Lorena Calábria.
Conheça os instrumentos musicais, nuances, grupos de choro, características específicas do gênero, choro cantado, além de explicações dos especialistas sobre a sonoridade do ritmo.
Nas estradas da caatinga, um grupo de mulheres encontra mais que o prazer do ciclismo: elas criaram uma rede de apoio, preservação ambiental e valorização feminina. As Ciclistas Sertanejas pedalam por desafios e conquistas.
Gigante da tecnologia, a Philips, tinha uma forte posição depois de se tornar conhecida como fornecedora de produtos de iluminação. Mas a feroz competição asiática, a fraca liderança e a diversificação excessiva quase apagaram as suas luzes. Especialistas contam como a Philips se renovou para voltar ao topo.
Sil Bahia e Alê Sayad recebem Vamoss, artista-programador e mestre em Economia Criativa. Eles discutem Arte e Tecnologia na Educação Midiática e como a criatividade pode transformar códigos de informática em obras de arte.
Os algoritmos têm um impacto direto sobre como navegamos e consumimos na internet hoje. A pesquisadora Nina da Hora, especialista em afrofuturismo e computação, estuda o tema sob a ótica da segurança de dados.
O Brasil recebeu mais de 200 mil venezuelanos em um intervalo de três anos. Mona Mirella, articuladora da Cáritas em Pernambuco, fala sobre a infância nesse contexto de migração.
O episódio extra explora os consórcios públicos, que funcionam como instrumentos de colaboração entre os entes federados promovendo um federalismo cooperativo.
O curta "Mise en Place" conta sobre a vida de Cadu. Seus pais entregam a ele a chave da casa de sua falecida avó e ele encontra inspiração para redescobrir os sabores da vida.
O entrevistado Guilherme Cunha que destaca o processo de criação e desenvolvimento do seu livro "Memórias da Vila". O tema da reportagem é a exposição "O Céu como Patrimônio", que traz fotografias feitas em 360 graus de paisagens brasileiras em que o céu é o personagem principal. O quadro "Foto Marcada" traz o registro predileto de André Penteado e o "Meu Olhar" apresenta as fotos de Gabrielly Coelho.
Andreza Dionísio, assistente social, e Mariana Cavalcanti, estudante, conversam sobre o impacto da maternidade na vida das adolescentes. No Brasil, nascem 44 bebês de mães adolescentes por hora, segundo dados do SUS.